Colônia del Sacramento, Uruguay. Un pedacito de cielo en la tierra.

Já sei, já sei… estou super sumido desse canal interativo não é mesmo???

Porém essa ausência pode ser facilmente explicada por “N” motivos, dentre eles meu processo seletivo para ingresso no doutorado aqui no Rio de Janeiro, algumas viagens e uma dedicação substancial ao corpo dos meus trinta anos. Hahahaha, sim 29 nas costas e logo em 2018 chega o tal “trintei”… por isso e outros motivos vamos deixar esse papo um tanto egocêntrico para outra vez. Hoje quero deixar marcado aqui um pouco das minhas perspectivas sobre um país que sou literalmente apaixonado, local onde já me imaginei facilmente vivendo pelo resto de minha vida… o Uruguay.

Conheço as três principais cidade desse país tão pequenino que me marcou pela sua simplicidade: Montevideo, Colognia del Sacramento e Punta del Este. Iniciaremos essa viagem justamente pelo primeiro ponto de parada, Colognia.

Minha primeira vez no Uruguai, foi em fevereiro de 2015, quando estava em Buenos Aires, Argentina. Tomei a barca logo pela manhã na zona portuária da cidade e fui passar o dia na minúscula e encantadora Colônia. Sem sombra de dúvidas, foi uma ótima escolha. Uma viagem calma e rápida sobre o Rio de la Plata, me conduziu até a cidade de ruas paradisíacas e cheias de charme.

Colognia del Sacramento fica a 180 km da capital uruguaia e possui um fácil acesso a Montevideo por meio de ônibus (trajeto em 2-3h). Colognia ou Colônia é bastante conhecida como a Paraty Uruguaia, sinceramente ainda não posso falar isso, porque não conheço Paraty (uma vergonha, porém muito em breve quero ir aquele pedacinho de céu também). Em Colognia, a história dos portugueses se faz presente nas ruas, casarões com arquitetura peculiar e religião expressiva. Considerada uma cidade que faz parte do Patrimônio da UNESCO, esta cidadela está recheada de casas de chás, cafés, pousadas e restaurantes.

Chegando no país por barca via Buenos Aires, sua rota será a seguinte: passará por uma imigração muito bem organizada, onde já na sua saída seu passaporte terá o carimbo de saída da Argentina e entrada no Uruguay. Após isso, é possível trocar dinheiro ali mesmo, recomendo um câmbio de pouquíssima quantia (para uma possível emergência), chegando no centro histórico as taxas são melhores, além do que os estabelecimentos comerciais aceitam dólares, pesos argentinos, reais e euros. Caso queira utilizar seu cartão de credito, ainda há um desconto das taxas de IVA para turistas, deste modo, abaixando o valor total do consumo. Informe-se sobre isso antes de ir ao país.

 

Na cidade ainda possível visitar pontos turísticos, como o centro histórico, fábrica de azulejos, vinícolas, casas de queijos e passeios a cavalo… ou seja, várias opções para todos os tipos de bolso. Cabe a você escolher o melhor passeio e roteiro para o seu bolso e seu tempo. Como optamos por um passeio bate-volta, tinha somente 8h de passeio e aproveitar a cidade; confesso que seria necessário um tempo maior, porém conseguimos aproveitar bastante a cidade (sem nenhuma preguiça, obviamente).

Os principais pontos para fazer um roteiro caminhando são: Calle de los Suspiros, Plaza Mayor, Porton de Campo, Farol com mirante, Muelle 1866 (ver a orla), Basílica del Sacramento, Avenida General Flores, Museo Naval, Museo del Azulejo, Museo Portugues. Apesar de serem muitos pontos, todos são muito próximos, sendo possível conhecer tudo em um dia ou dois dias… vale ressaltar que quase tudo abre após as 10h da manhã, podendo ter horários especiais e diferenciados entre a alta e baixa temporada.

Como não alugamos carro, nem moto, nem os populares carrinhos de golfe para turistar… fizemos tudo caminhando e conhecendo as coisas uma maneira mais comoda e particular, sem preocupar com estacionamento e gastos extras.

Minha visita à Colognia del Sacramento foi algo tão agradável, me motivando a voltar ao país e conhecer as demais cidades no outro feriado prolongado que tive no Brasil (Páscoa 2015) – Montevideo e Punta del Este, logo logo tem post novo sobre essa outra aventura em terras uruguayas…

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s